Desfrute do Volta à Ilha - Passeio de Dois Dias visitando os locais mais populares da Madeira.- Passeio de dois dias das 09H às 17H (cada dia)
Uma experiência única que você nunca vai esquecer!
Oeste - Locais a visitar: Câmara de Lobos, Cabo Girão, Ribeira Brava, Encumeada, Paúl da Serra, Porto Moniz, Seixal, São Vicente.
Este - Locais a visitar: Camacha, Pico do Arieiro, Ribeiro Frio, Faial, Santana, Portela, Ponta de São Lourenço, Machico.
Descrição de todas as paragens
- Câmara de Lobos: Câmara de Lobos é uma vila piscatória com barcos coloridos que fica na parte oeste central da Madeira. A vila está rodeada de vinhedos e é conhecida pelo excelente Vinho da Madeira. É também aqui que se encontra a poncha, uma mistura de limão, aguardente e mel de abelha. A pitoresca baía é a favorita de muitos pintores, entre eles Sir Winston Churchill que a pintou nos anos cinquenta do século passado.
- Cabo Girão: O Cabo Girão é uma das maiores atracões turísticas da Madeira. Com uma impressionante plataforma construída em vidro transparente que dará aos turistas a sensação de se estar suspenso no ar, com vistas impressionantes em redor. Em Setembro 2014, a prestigiada publicação Condé Nast elegeu o Cabo Girão, na Madeira, como o quinto penhasco com melhor vista do mundo. O Cabo Girão é o segundo promontório mais alto do mundo, estando a 580 metros acima do nível do mar, com vistas de cortar a respiração.
- Ribeira Brava: A Ribeira Brava deve o nome à ribeira que a ladeia; quando chove com mais intensidade nas montanhas as suas águas correm bravas para o mar. É uma pequena cidade na costa sudoeste da ilha ladeada por vales profundos. É um local agradável onde os turistas param frequentemente.
- Encumeada: Situado a 1007 m de altitude, este miradouro oferece uma bela paisagem sobre as costas norte e sul da ilha e dos vales da Ribeira Brava e São Vicente. O miradouro da Boca da Encumeada eleva-se a 1007 m de altitude, na crista da cordilheira que atravessa o interior da Madeira, desde onde se vislumbram soberbas vistas sobre os profundos vales da Ribeira Brava (costa sul) e de São Vicente (costa norte).
- Paúl da Serra: A 1300-1500 metros de altitude o Paúl da Serra é uma atracão turística localizada na parte centro-ocidental da ilha. É o local mais plano de toda a Madeira e tem vistas fabulosas sobre verdes montanhas e vales. Em dias de boa visibilidade é até possível ver o mar da costa sul e o mar da costa norte!
- Porto Moniz: O Porto Moniz é uma pequena e agradável vila na ponta noroeste da ilha. É conhecida principalmente pelas piscinas naturais vulcânicas, muito populares entre locais e visitantes no Verão. O Porto Moniz tem o cais mais seguro da costa norte. O histórico Forte de João Baptista foi construído em 1730 para proteção contra ataques piratas. Foi recentemente restaurado e transformado no Aquário da Madeira com mais de 70 espécies que se encontram nos mares da Madeira.
- Seixal: As Piscinas Naturais do Seixal são uma ótima escolha se procura uma praia de boa qualidade. Ficam perto da Praia da Laje com acesso pela Estrada Velha. Estas piscinas vulcânicas oferecem águas cristalinas, boas instalações e bar.
- São Vicente: São Vicente é uma vila agradável no norte da ilha que fica num dos mais belos vales da Madeira. Na vila poderá também visitar a igreja matriz dedicada a São Vicente e construída no século XVII. Tem um teto com pinturas magníficas, numa das quais se vê São Vicente a benzer a vila. Descendo o vale em direção ao mar podemos ver uma pequena capela simbólica construída em 1694 no local exato em que dizem que São Vicente apareceu. Outro ponto de interesse é a capela no Pico da Cova, com uma torre de 14 metros de altura com relógio construída em 1942. A vila de São Vicente está a tornar-se cada vez mais popular entre os surfistas devido à sua praia de calhau com excelentes condições para os muitos surfistas que vêm de toda a Europa para aproveitar as ondas.?
- Camacha: A Camacha é uma das mais rurais e pitorescas vilas da Madeira. É conhecida em todo o mundo pela indústria de cestas de vime e coloridas tradições folclóricas. A Achada da Camacha é o local onde foi pela primeira vez jogado futebol em Portugal em 1875. De facto, em 1815, o jovem estudante britânico residente na Madeira, Harry Hinton, foi o primeiro a introduzir o football e as suas regras aos amigos.
- Pico do Arieiro: O Pico do Arieiro é o terceiro pico mais alto da ilha da Madeira, com uma altitude de 1818 metros. As vistas são fabulosas, com as nuvens a pairar sobre as fantásticas formações rochosas um cenário impossível de descrever. Quando o céu está limpo, é possível avistar a costa sul da Mad eira, o Curral das Freiras e até mesmo a ilha de Porto Santo. ?A caminho do Pico do Arieiro poderá contemplar um singular poço de pedra, semelhante a um iglu, conhecido por Poço da Neve e que foi erguido por uma família inglesa para armazenar gelo, neve e granizo das montanhas. Em 2011 foi instalado um radar de defesa aérea no cume do pico. O Pico do Areeiro é um dos locais mais visitados da ilha graças ao seu fácil acesso, às vistas arrebatadoras e aos famosos trilhos que conduzem ao Pico das Torres e ao Pico Ruivo.
- Ribeiro Frio: O Ribeiro Frio é um parque natural localizado num vale profundo do norte da ilha rodeado de montanhas. É uma paragem popular entre locais e turistas devido às piscinas de cultura de truta e fascinantes trilhos na natureza, ideais para quem gosta dum passeio tranquilo. ?Ao longo dos trilhos poderá encontrar uma variedade de árvores como o louro e, empoleiradas nelas, aves endémicas à região como o pombo trocaz, o tentilhão e o bis-bis que é a mais pequena ave madeirense.
- Faial: O Faial é uma pequena e pitoresca vila na costa nordeste da ilha que recebeu o nome duma árvore local que é a faia. Os colonizadores chegaram aqui só em 1519 e eram maioritariamente de origem moura e galega. Durante a primeira fase de colonização em que a cultura de cana de açúcar atingiu o seu pico de produção, foram construídos moinhos de água na Ribeira do Faial e na Ribeira Seca para moer a cana de açúcar. Ainda se podem ver as ruínas destas construções debaixo da ponte. ?O Faial também é conhecido pelas pontes, sendo a mais alta de 130 metros e conhecida como a Ponte das Sete Bocas, mas infelizmente a ponte ruiu numa severa tempestade em 1984. ?A principal indústria do Faial é a agricultura, sendo um bom exemplo disso a anona, para a promoção da qual foi criada uma exposição em 1990 que depois se desenvolveu e tornou na hoje famosa Festa da Anona que acontece todos os anos em Fevereiro.
- Santana: Santana é uma vila encantadora na costa nordeste da Madeira muito conhecida pelas coloridas casas triangulares cobertas de colmo. Hoje em dia são mantidas como atracão turística, mas a sua origem data do século XVI. ?Santana é um dos concelhos mais notáveis da ilha da Madeira que oferece algumas das vistas mais deslumbrantes e a autêntica cultura madeirense. Até se costuma dizer que existe algo mágico nesta região da ilha.
- Portela: O Miradouro da Portela, situado entre o Porto da Cruz e Machico, permite observar uma das mais belas paisagens da Madeira. Aqui encontra um magnífico cenário de montanhas, que num vale, se derramam para o mar. ?Daqui temos uma excelente vista sobre o Porto da Cruz e a Penha d'Águia, que apesar de se localizarem na Costa Norte da ilha.
- Ponta de São Lourenço: Ponta de São Lourenço é a ponta mais a leste da Madeira e é uma reserve natural com vistas panorâmicas do Oceano Atlântico e de espetaculares formações rochosas; é uma paisagem única muito diferente do resto da ilha.
- Machico: Machico é uma cidade histórica que é a segunda mais populosa da ilha. Situado na parte leste Machico foi a primeira capital da Madeira entre 1440 e 1496 sob a capitania de Tristão Vaz Teixeira. Foi aqui que os primeiros colonizadores amararam em 1420 e o Funchal só se tornou a capital em 1508. ?Para desfrutar de vistas incríveis faça um passeio até ao Pico do Facho que é um popular miradouro e local de importância histórica pois aqui eram acesas tochas para avisar a população da aproximação de piratas.?