Política de Privacidade Traventia

Madrid, 22 de novembro de 2017
Traventia considera de extrema importância preservar a privacidade dos nossos clientes de acordo com o estabelecido no Regulamento (UE) 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas físicas no que respeita ao tratamento de dados pessoias e à livre circulação de estes dados (Regulamento Geral de Proteção de Dados ou RGPD).

Ao efeito do previsto na normativa indicada, informamos aos usuários deste website que os dados de caráter pessoal que sejam facilitados, tanto completando qualquer formulário, como através de correio eletrónico ou qualquer outro meio serão tratados em conformidade com a presente Política de Privacidade.

1. Lugar de armanezamento dos dados de caráter pessoal
Traventia.pt informa que, conforme a normativa aplicável, os dados de caratér pessoal submetidos pelos cliente serão incluídos num ficheiro automático propriedade de Youbid Sociedad Limitada, com domicilio em Plaza Santa Clara, 12, 6º, 12001, Castellón de la Plana, email: contact@traventia.com, número de telefone +351 308 804 472.
2. Momentos em que Traventia recolhe dados de caráter pessoal
Traventia pode solicitar-lhe dados de carácter pessoal em algum dos seguintes momentos:
  1. Registo inicial para receber ofertas e promoções: o usuário pode livremente facilitar-nos o seu endereço de correio electrónico para receber ofertas através da nossa newsletter.
  2. Pedido de sugestões/orçamentos: quando um cliente está interessado numa oferta e quer pedir sugestões/orçamentos, tem que facilitar-nos o seu nome e apelidos e um endereço de correio electrónico para poder receber no seu email toda a informação e preço sobre a oferta que lhe interessa.
  3. Processo de reserva: quando um usuário deseje realizar uma reserva são solicitados uma série de dados pessoais (nome e apelidos, telefone, código postal, endereço de correio electrónico, etc.) para poder formalizar a reserva.
3. Tipologia de dados de caráter pessoal solicitados e armazenados.
No momento de realizar uma reserva, deverão ser sempre facultados o nome e apelidos do titular da reserva, endereço de correio electrónico, telefone e código postal. Em algumas reservas para poder prestar corretamente os serviços contratados, Traventia poderá solicitar também nome e apelidos, género, data e cidade de nascimento, número de cartão de cidadão ou passaporte com a sua data de validade e cidade de emissão de todos os passageiros da reserva.

No caso do cliente solicitar fatura ao regressar da sua viagem, irá ser pedido o número de identificação fiscal e a morada.

Cada vez que um cliente visite o nosso website com independência de finalizar ou não o processo de compra. Traventia armazena certa informação sobre o cliente como a direcção de IP, o sistema operativo ou o navegador utilizando cookies para poder melhorar a navegação dos nossos clientes e para orientar os serviços que melhor lhes possam interessar (ver mais informação sobre a nossa política de cookies). Estes dados tratados de forma individual não permitem identificar uma pessoa, mas são considerados dados de caráter pessoal aos efeitos aqui expostos e portanto, estão sujeitos a esta política de privacidade.

Traventia não guarda os dados dos cartões de crédito nos seus sistemas, já que o processamento dos seus pagamentos realiza-se diretamente nos sistemas da entidade bancária colaboradora que cumpre com os máximos standards de segurança.

4. Uso de dados de caráter pessoal.
Traventia utilizará os datos de caráter pessoal com as seguintes finalidades:
  1. Prestar adequadamente o serviço contratado pelo cliente, pelo que Traventia deve comunicar os dados de caráter pessoal ao prestador dos serviços que o cliente tenha reservado (seja operador turístico, alojamento, centro onde se realiza a actividade, qualquer prestador de outro tipo de serviços associados à viagem combinada ou outros colaboradores externos). Todos estes prestadores ficam sujeitos a acordos de confidencialidade e só poderão utilizar a informação pessoal dos nossos clientes com a finalidade de prestar corretamente o serviço. A base deste tratamento é a relação contratual existente com o cliente, pelo que a prestação dos dados para esta finalidade é obrigatória, não podendo formalizar o serviço contratado pelo cliente caso contrário. Os dados serão conservados durante todo o tempo em que se mantenha a relação contratual de prestação de serviços e, até que prescrevam as eventuis responsabilidades que se possam derivar da mesma e durante todo o tempo exigido pela normativa aplicável.
  2. Satisfazer os requerimentos de contabilidade, administrativos e fiscais de Traventia. A base deste tratamento é a obrigação legal da empresa de satisfazer essas obrigações, obrigações essas que nascem como consequência da relação jurídica mantida com o cliente. O tratamento desses dados para esta finalidade é obrigatória, não podendo formalizar o serviço contratado pelo cliente caso contrário. Os dados serão conservados durante todo o tempo em que se mantenha a relação contratual de prestação de serviços e, até que prescrevam as eventuais responsabilidades que se possam derivar da mesma e durante todo o tempo exigido pela normativa aplicável.
  3. Elaborar análises estatísticas e estudos de mercado. Traventia tratará de formaa anonima os dados dos clientes para realizar estas finalidades, não vinculando-se a informação a datos pessoais concretos. Os dados serão conservados, para esta finalidade, de maneira indefinida.
  4. Realizar inquéritos de satisfação sobre a qualidade do serviço prestado pelos provedores turísticos. Os comentários emitidos pelos nossos clientes poderão ser publicados en qualquer dos nossos canais de marketing e aplicações informáticas para ajudar aos nossos usuários a receber mais informação sobre os distintos alojamentos e actividades e poder tomar decisões de compra mais acertadas. Adicionalmente, os comentários relacionados com a qualidade do serviço prestado por Traventia, nos ajudará a melhorar o nosso serviço e poder satisfazer melhor as necessidades de nossos clientes. Se o cliente realizar algum comentário sobre os serviços contratados autoriza a que os seus dados sejam tratados com a finalidade aqui descrita. Caso não deseje que os seus comentários sejan publicados deverá abster-se de realizá-los. A base deste tratamento é consentimento, o qual é concedido no momento no qual o usuário decide publicar um comentário. A entrega de dados para esta finalidade não é, em nenhum caso, obrigatória, podendo publicar comentários anónimos ou mediante pseudónimos, cujo caso, não constarão os dados do utilizador. Os datos serão conservados, para esta finalidade, de maneira indefinida. O usuário pode retirar o seu consentimento em qualquer momento, em cujo caso se apagará o seu comentario e os seus dados do Portal. Não obstante, no caso de retirar o seu consentimento, isto não afetará a licitude de tratamentos efetuados anteriormente.
  5. Responder aos pedidos de orçamentos e sugestões efetuados pelos usuários ou qualquer outro tipo de pedido realizado pelos mesmos.A base deste tratamento é o consentimento do usuário. A entrega dos dados para esta finalidade não é obrigatória, não obstante, no caso de que não facilitem, não se poderá dar resposta aos pedidos ou consultas realizadas pelos usuários. O usuário pode retirar o seu consentimento em qualquer momento. Não obstante, no caso de retirar o seu consentimento, isto não afetará a licitude de tratamentos efetuados anteriormente. Os dados pessoais serão conservados durante o tempo que seja necessário para dar resposta a ditas solicitudes, pedidos ou consultas e, depois, caso necessário para as efetuar.
  6. Avaliar e processar pedidos de emprego e neste caso levar a cabo as ações necessárias para a seleção e contratação de pessoal. A base deste tratamento é o consentimento do usuário, que puede retirar em qualquer momento, se bem que isso faria com que a sua candidatura não possa ser tida em conta nos nossos processos de seleção de pessoal. Não obstante, no caso de retirar o seu consentimento, isto não afetará a licitude de tratamentos efetuados anteriormente. A entrega dos dados para esta finalidade não é obrigatoria, não obstante, se não se facilitam, não poderão ser tido em conta o usuário como possivél candidato. Os dados serão conservados durante um prazo máximo de um ano, salvo que o candidato seja contratado, nesse caso o seu currículo será incorporado ao conjunto de documentos relacionados com o empregado durante todo o tempo que dure a sua relação com a entidade.
  7. Fazer chegar ao cliente periodicamente comunicações comerciais, através de correio electrónico ou qualquer outro canal de marketing online, neste caso a base do tratamento é a existência de uma relação contratual que, conforme o indicado na LSSI, não requere contar com o consentimento do cliente, ou offline, neste caso a base legitimadora é a existência de interesse legítimo que habilita a remetir comunicações comerciais aos efeitos de promocionar os serviços turísticos oferecidos por Traventia que melhor possam adaptar-se aos gostos e necessidades dos nossos clientes. No caso do cliente não desejar receber comunicações comerciais por meios eletrónicos, deverá marcar a indicação que se encontra no final do formulário de recolha de dados correspondente. Quando os usuários solicitem um orçamento, completando o formulário de recolha de dados denominado “Pedidos Sugestões/Orçamentos”, e desejem receber comunicações comerciais deberão marcar a indicação existente no final do formulário indicado. Os datos serão tratados sobre a base de consentimento do usuário, que pode retirar em qualquer momento, se bem que isso faria que não possa ser destinatário das comunicações comerciais correspondentes. Não obstante, no caso de retirar o seu consentimento, isso não afetará a licitude dos tratamentos efetuados anteriormente. A entrega dos dados para esta finalidade não é obrigatória, não obstante, se não se facilitam, não poderá ser destinatário das comunicações indicadas no presente parágrafo. Assim, os usuários poderão opor-se a que os seus dados sejam utilizados para o envio de comunicações comerciais por meios eletrónicos, clicando mo botão “cancelar subscrição” no final de cada comunicação comercial. Os dados serão conservados para esta finalidade comercial de maneira indefinida, salvo que o usuário tenha retirado o seu consentimento ou se tenha oposto ao envio de comunicações comerciais conforme o indicado anteriormente.
  8. Colaborar com as autoridades administrativas e judiciais quando estas recebem informação de caráter pessoal sobre um cliente durante um procedimento legal ou judicial. A base deste tratamento é a obrigação legal da empresa de satisfazer as ditas obrigações. O tratamento dos dados com esta finalidade é obrigatório pelo que, no caso de que o cliente não facilite os dados correspondeentes, Traventia não poderá cumprir com a obrigação descrita neste punto. Os dados serão conservados durante todo o tempo em que prescrevam as eventuis responsabilidades legais nascidas como consequência dos serviços prestados por Traventia e durante todo o tempo exigido pela normativa aplicável.
  9. Também informamos que Traventia através das suas redes sociais se publicam ofertas ou outras informações sobre serviços oferecidos ou qualquer outro tipo de informação publicitária sobre os serviços. Aceitando o usuário ser destinatário desta informação pelo simples facto de se tornar “amigo” ou "seguidor" de Traventia nas redes sociais. A base deste tratamento é o consentimento do usuário, manifestado no momento em que decide seguir Traventia nas redes sociais. Não é obrigatório que o usuário siga Traventia nas redes sociais, cujo caso não poderá visualizar as promoções, ofertas ou qualquer outro tipo de informação publicitária publicada pela empresa. Se o usuário não desejar receber esta informação nos seus perfis de redes sociais, deverá deixar de seguir Traventia nas mesmas, retirando, mediante este acto, o seu consentimento. Traventia compromete-se na utilização dos dados pessoais facilitados conforme as finalidades indicadas nesta Política de Privacidade, respeitando a sua confidencialidade assim como a dar cumprimento à obrigação de guardar-los e adoptar todas as medidas para evitar a alteração, perda, tratamento ou acesso não autorizado. A responsabilidade sobre a veracidade dos dados introduzidos pelo usuário é exclusiva deste, pelo que no caso de ter facilitado dados falsos ou inexatos, Traventia reserva-se ao direito a proibir-lhe a contratação de qualquer viagem, sem prejuizo das ações legais que estimem oportunas em defesa dos seus interesses. Traventia não tem também a obrigação de verificar, e não verifica, a identidade dos usuários, nem a veracidade, vigência, exaustividade e/ou autenticidade dos dados que os mesmos proporcionam sobre si próprios, ou sobre outras pessoas. O usuário é responsável de informar a Traventia de qualquer variação que se produza nos dados que tenha enviado anteriormente e garante ser responsável exclusivo da veracidade dos mesmos. No caso de que se facilitem os dados pessoais de um terceiro, é exclusiva responsabilidade do usuário ter obtido previamente o consentimento dessa pessoa para que os seus dados sejam tratados por Traventia, devendo ter informado previamente de todo o previsto no artigo 14 do Regulamento Geral de Proteção de Dados.
5. Exercício dos direitos de acesso, rectificação, cancelamento ou oposição
O cliente poderá exercer de forma gratuita os seus direitos de acesso, rectificação, cancelamento e oposição, mediante o envío de um email, anexando fotocópia do cartão de cidadão ou documento identificativo equivalente, para contact@traventia.com ou enviar por correio a calle López de Hoyos 135, 4ºA 28002 Madrid (Espanha). Mediante qualquer eventual violação dos seus direitos, o usuário poderá apresentar uma reclamação face à Comissão Nacional de Proteção de Dados.