A ilha da Berlengas é a maior ilha do arquipélago das Berlengas. Este arquipélago situa-se em pleno oceano
Atlântico ao largo de Peniche e é composto pelas ilhas da Berlengas, Estrelas e Farilhões, contudo apenas a Berlengas é habitada.
Reserva Natural da Biosfera da UNESCO desde 2011, a Berlenga é muito rica em fauna e flora e por lá pode passear pelos trilhos, embarcar num passeio às grutas, visitar o Forte de São João Batista,
o Farol Duque de Bragança ou o Centro de Visitantes. A ilha dispõe ainda de parque de campismo, praia, micromercado e restaurante.
É uma zona com um elevado interesse botânico com vários endemismos e espécies de distribuição restrita. Serve também como local de nidificação para algumas espécies de aves marinhas (caso do
Airo Uria aalge, símbolo da Reserva) e ponto de passagem para numerosas espécies migradoras.
Nesta pequena ilha pode desfrutar de:
Locais de interesse: farol Duque de Bragança, forte de S. João Baptista, praia do Carreiro.
Caminhadas: aventure-se pelo trilho que circunda a parte maior da ilha, podendo observar de perto as gaivotas e as suas crias, assim a paisagem circundante e as ilhas próximas.
Atividades: pode desfrutar de outras atividades como pesca à linha e mergulho, passeios de barco às grutas (cova do sonho, furado grande, gruta azul, greta da inês, lagosteira), kayak e canoagem ou snorkeling.